quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

É noite de Natal, ou melhor, véspera de Natal. Estamos no dia 24 de dezembro de 1960. Faz um ano, dois meses e quatro dias que meu pai morreu. Lembro bem do dia final da sua vida junto da gente. O seu último cigarro fumado.

Os últimos fios de cabelos brancos tirados pela minha irmã, Maria. Ele sabia que ia morrer naquele dia. Pediu para avisar seus irmãos e outros parentes. Sim, parece que a morte lhe mandou um aviso que aquele era seu dia de despedida. Eu me refugiei junto das bananeiras no fundo do quintal enquanto minha mãe preparava o velório. Mas hoje é véspera de natal e estamos aqui na Igreja Matriz assistindo a “Missa do Galo”. Enquanto o Padre João continua a celebração meus pensamentos retornam ao falecimento do meu pai. Lembro então o chão da sala recoberto com esteiras para que os “rezadores” pudessem ajoelhar e puxarem a reza da novena ao meu pai.

Eram três, mas só me lembro o nome de um deles, João da Carvoaria. Rezam o Pai Nosso, as Aves Maria e terminam com uma oração/canção que não posso me lembrar sem chorar, acho que o nome é Senhor Morto, qualquer coisa assim. Tenho certeza que para sempre quando ouvir essa oração e irei chorar. Mas hoje é véspera de natal e pensando nos “rezadores”, eles me lembram os três reis magos do presépio.

Minha mãe me cutuca para que eu fique quieto para que ela possa prestar atenção no sermão que o Padre João está fazendo. Como a igreja está cheia nós ficamos do lado de fora. Somos minha mãe, minha irmã, meu irmão Benedito, quatro anos mais velho que eu, e meu irmãozinho mais novo, Toninho só tem dois anos, três anos menos que eu. Ah! O irmão mais velho, o Francisco, não está com a gente e eu não sei por quê.
Minha mãe me cutuca novamente para que eu olhe para frente, para o altar da igreja. Ela sabe que estou com olhos presos na fonte luminosa no meio da praça. Suas águas dançantes e coloridas me fascinam.

A missa acabou e agora é hora de voltarmos para a nossa casa no Jardim Paulista. Vamos a pé porque não tem ônibus para lá, e mesmo se tivesse, com toda essa gente aqui que hora chegaríamos? Do centro até o nosso bairro não é longe. O trecho mais difícil é descer a rua, mais conhecida como “Morro do Dom Bosco” e subir a rua da nossa casa, a Rua Genésia B. Tarantino. Minha mãe e minha irmã se revezam para carregar meu irmãozinho. Eu já tenho cinco anos e posso andar, e vamos indo.Ch

egamos e logo vamos para a cama. Amanhã será Natal. Nosso almoço será a abobrinha, que o Benedito achou no fundo do quintal, com arroz e feijão. Foi sorte o mano ter achado essa abobrinha, pois até hoje a abobreira só tinha dado cambuquira. Não tem problema! Sei que nossas vidas serão muito difíceis.

A morte prematura do meu pai, ele tinha 44 anos, será sentida por muito tempo. Mas tenho fé que outros natais virão, e daqui a uma semana já será Ano Novo, 1961. Talvez minha mãe consiga o emprego na fábrica de louça que a nossa vizinha, D. Maria que trabalha lá, está tentando junto ao chefe dela. Minha irmã também trabalha nessa fábrica, mas só o salário dela não dá para nada. É, a vida está muito dura para nós, mas tenho esperança que tudo vai melhorar.

Fonte: rabiscosdomane.blogspot.com.br.

Fotos: O pai do Manoel e seu irmão Francisco.
A família do Manoel: a irmã, a mãe, a avó e o irmãozinho.

O post apareceu primeiro em SJC Portal de São José dos Campos.



Estudante de 14 anos é o mais jovem aprovado na história do ITA

Um estudante do ensino médio em Fortaleza foi aprovado na 2ª fase do vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). Além de ter apenas 14 anos, Caio Temponi recebeu a notícia de que foi a pessoa mais jovem aprovada na instituição.

A informação sobre a marca atingida pelo estudante do Colégio Farias Brito foi divulgada pelo reitor do ITA, Anderson Correia, nas redes sociais. Ele publicou, ainda, vídeo com ligação para Caio, informando sobre a aprovação do adolescente.

Na gravação, o reitor conversa com caio e dá parabéns pela conquista, recebida por ele e pela família com alegria. É possível ouvir gritos e uma salva de palmas, acompanhada por Correia.

O post Estudante de 14 anos é o mais jovem aprovado na história do ITA apareceu primeiro em SJC Portal de São José dos Campos.



Aeroporto atrai novos voos

Sob concessão da iniciativa privada desde novembro, o aeroporto de São José dos Campos está adotando tarifas menores na operação de cargas para atrair novos voos para o terminal.

Comparado ao aeroporto de Guarulhos, o custo da operação em São José é 10% mais baixo. Na competição com Viracopos, em Campinas, tarifas como valores de pouso, decolagem e estadia de aeronaves também são menores 5% em média.

Nesta quarta-feira (14), o aeroporto internacional Prof. Urbano Stumpf recebeu nesta quarta-feira (14) o primeiro voo de carga após a concessão do terminal.

A aeronave modelo Boeing 747-400 cargueiro da companhia norte-americana National Airlines pousou às 8h10 no aeroporto.

O voo vai partiu de Montreal, no Canadá, às 22h horário no local, tendo São José como destino final.

Na avaliação do superintendente comercial da empresa SJK Airport, que administra o aeroporto, Guilherme Augusto de Oliveira, além das tarifas mais atrativas, São José dos Campos oferece outras vantagens em relação aos aeroportos concorrentes.

“No caso do voo desta quarta-feira, por exemplo, três horas após a chegada a carga já estava liberada na planta para o cliente final. Em Guarulhos e Viracopos, somente para atracar a mercadoria e estar disponível para início de liberação aduaneira leva-se de 6 a 12 horas”, afirmou.

Outra vantagem importante em relação ao transporte de carga, é a redução do custo de armazenagem para o importador final, como explica Guilherme Oliveira.

“Para a indústria, em especial na importação, o custo de armazenagem tem um percentual alto em relação ao custo total da operação. Com a redução desse custo e em zona primária pretendemos dar melhores condições para as empresas da RMVale. Sempre com segurança e eficiência.”

O voo desta quarta-feira tratou-se uma operação charter, modelo de transporte aéreo comercial não regular.

Segundo o superintendente, SJK Airport já negocia com operadores para atração de voos regulares de carga e com pelo menos três companhias para implantação de transporte de passageiros.

Concessão

Realizado em fevereiro deste ano, o leilão de concessão do aeroporto terminou com ágio de 600% em relação ao valor inicial previsto no edital, marca histórica para disputas semelhantes no Estado de São Paulo.

A vencedora arrematou o aeroporto por R$ 16,15 milhões. O valor inicial previsto no edital era de R$ 2,3 milhões.

O leilão ocorreu apenas 14 meses depois da municipalização do terminal.

O sítio aeroportuário conta com uma área de 1.197.580,66 m². A capacidade de movimentação de cargas é estimada em 14,5 mil toneladas por ano.

O terminal de passageiros possui 5.902 m² e capacidade de atendimento de até 700 mil passageiros por ano.

O post Aeroporto atrai novos voos apareceu primeiro em SJC Portal de São José dos Campos.



sábado, 10 de dezembro de 2022

Sucesso de público, as Caravanas de Natal percorrem a nossa cidade

As inscrições para as Caravanas de Natal começam e prosseguem até o preenchimento do total de vagas. Os interessados podem se cadastrar pela página de eventos da prefeitura de São José dos Campos ou pelo 156.

Serão disponibilizadas 120 vagas para cada dia de passeio. Antes de efetuar a inscrição, é necessário definir qual será o itinerário de preferência. Isso porque não haverá possibilidade de trocar a data escolhida após a validação.

Percursos

Dia 7 – Saída do Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana) e desembarque na Praça Afonso Pena
Dia 8 – Saída do Cefe, com itinerário no Centro e Jardim Paulista
Dia 9 – Saída do Rotary Sul (Rua Itapuã, Praça Mário Cesare Porto, Satélite), com itinerário no Satélite, Bosque dos Eucaliptos e Morumbi
Dia 12 – Saída da SAB Novo Horizonte (Rua dos Vidraceiros, 295, Novo Horizonte), com itinerário no Cerejeiras e Campos de São José
Dia 13 – Saída da portaria principalo Parque Ribeirão Vermelho (Urbanova), com itinerário no Esplanada, São Dimas e Vila Ema
Dia 14 – Saída do Mini Shopping Castelli (Putim), com itinerário no São Judas Tadeu, Santa Julia e Pinheirinho dos Palmares
Dia 15 – Saída da Praça Ulisses Guimarães (Aquarius), com itinerário no Jardim das Indústrias e Pôr do Sol
Dia 16 – Saída da estação ferroviária de Eugênio de Melo, com itinerário nos bairros São José I e II, Santa Inês 1, 2 e 3 e Galo Branco
Dia 17 – Saída da Praça Cônego Manzi (São Francisco Xavier), sem reserva de vagas
Dia 19 – Saída do Centro da Juventude (Jardim América), com itinerário no Parque Industrial, 31 de Março, Jardim Colonial e Campo dos Alemães
Dia 20 – Saída do centro comercial da Vista Verde, com itinerário no Nova Detroit, Motorama, Jardim Ismênia e Vila Industrial
Dia 21 – Saída do Cefe, com itinerário em Santana, Alto da Ponte, Vila Paiva, Altos de Santana e Centro
Dias 22 e 23 – Saída da Praça Afonso Pena (Expresso de Natal), com itinerário na região central (não precisa agendamento)

O post Sucesso de público, as Caravanas de Natal percorrem a nossa cidade apareceu primeiro em SJC Portal de São José dos Campos.



Esportes em São José dos Campos: Dicas de Atividades e Locais para Praticar

 São José dos Campos oferece uma ampla gama de opções para os amantes de esportes, desde atividades ao ar livre até academias e centros de t...